Análise de Livro Didático
Nome do Livro: Insights into English 5.
Sumário: Está completo, fornece informações referentes aos diferentes tipos de conteúdos, adequando-se às necessidades do usuário. Possui uma divisão que demonstra de modo prático os conteúdos, os quais são classificados em unit, page, communication contents, grammar contents, vocabulary e songs.
Você percebe que há uma escala gradativa dos conteúdos a serem trabalhados?
Sim, há uma escala de dificuldade, em que os conteúdos são distribuídos de forma simples, o que possibilita que o conteúdo seja absorvido pelo aluno, mesmo que nas séries iniciais. Nota-se também, como particularidade, que o conteúdo gramatical se mantém por mais de uma unidade no Simple Present, não avançando sem assim, consolidar o tempo verbal, ao contrário de alguns materiais, que não possuem suporte para que a consolidação do idioma seja alcançada, uma vez que o conteúdo é extremamente compactado.
Linguisticamente falando, você acredita que os conteúdos são relevantes?
De certa forma sim, pois o vocabulário é simples permitindo que o professor elabore propostas de comunicação. No entanto, o livro não possui desafios relacionados à habilidade comunicativa, exigindo que o professor adapte o material, e elabore as próprias propostas de Conversation.
De maneira geral, qual é a sua opinião a respeito do layout do livro?
O livro possui um layout simples, se enquadrando em padrões hoje considerados obsoletos e que não são mais atraentes ao aluno. Faltam propostas de Conversation atuais, que pertençam à realidade do contexto social do aluno, e que tragam background cultural para ele. O conteúdo, de certa forma, subestima o aluno.
As ilustrações estão bem distribuídas nas páginas? Justifica-se o uso das mesmas?
Há ilustrações variadas, no entanto, o uso dessas é em certo ponto exagerado, infantilizando em demasia o público alvo.
Há fotos reais? Ilustrações? Outras formas de ilustração?
Não, não há fotos