Empreendedorismo
LUMA CORDEIRO
PAPEL DOS PROGRAMAS DE FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO SURGIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS
SÃO LUÍS
2013
LUMA CORDEIRO
PAPEL DOS PROGRAMAS DE FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO SURGIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS
Artigo apresentado ao Curso de Administração da Universidade CEUMA, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.
ORIENTADOR: PROF. (TITULAÇÃO E NOME COMPLETO S/ ABREVIAR)
SÃO LUÍS
2013
SUMÁRIO
1. TEMA DO PROJETO 3
2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 3
3. HIPÓTESE(S) 3
4. OBJETIVOS 3
4.1. Objetivo Geral
4.2. Objetivos Específicos
5. JUSTIFICATIVA 4
6. REFERENCIAL TEÓRICO 5
7. METODOLOGIA 8
8. CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O acelerado desenvolvimento tecnológico, o fenômeno da globalização e as grandes contradições sociais têm feito crescer o desemprego em todo o mundo - e sensivelmente no Brasil. A força que surge em contrapartida a esse fenômeno é o crescimento do empreendedorismo (WERNER; SCHLEMM, 2005).
O conceito de empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, como por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa, ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos ou por empresas já estabelecidas (WERNER; SCHLEMM, 2005).
Para Freire (2003), o empreendedorismo se insere no quadro de preocupações atuais do País de geração de trabalho e renda. Ribeiro (2001) aponta que a globalização alterou profundamente o modelo econômico brasileiro, favorecendo, inclusive por necessidade de sobrevivência, a abertura de novos empreendimentos de micro e pequeno porte.Mirshawka (2004) afirma que o empreendedorismo é a solução para mais empregos no Brasil e mostra que ainda são elevados os índices de empreendedorismo por necessidade, em oposição ao por oportunidade.
Acredita-se que ser empreendedor é um fenômeno