Diversos
Os pequenos fabricantes têm o costume de unir bom preço à boa qualidade, adotando uma política realista de mercado, pois reduzindo a margem de lucro fica mais fácil aumentar o número de clientes.
O Brasil ocupa a 5º posição no ranking mundial em produção de chocolates, cerca de 305 mil toneladas/ano. Este mercado atrai grande número de empreendedores e, portanto, concorrentes, mas, mesmo com a grande concorrência, a fabricação de produtos de chocolate caseiro oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor.
O chocolate tem uma grande receptividade na Páscoa, mas, ao contrário do que se pensa, não é só na Páscoa ou no Natal que os bombons e os ovos de chocolate fazem sucesso.
Com criatividade é possível elaborar coleções temáticas com chocolates em forma de coração e de flores para o Dia dos Namorados, por exemplo, ou de cachimbo e de gravata para o Dia dos Pais, além da produção para batizados, casamentos, aniversários etc.
A produção de chocolates com logotipos para empresas que gostam de dar brindes a seus clientes também pode ser um caminho interessante.
O empreendedor deve identificar segmentos de mercado que ainda não foram explorados, aproveitar os períodos de “baixa” nas vendas para estocar materiais não-perecíveis, como a embalagem, além de fazer campanhas promocionais para esquentar as vendas.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de