Empreendedorismo
Jéssica Fernanda Krueger
Zenile Balsanelli
UNIASSELVI / FAMEG
Administração1.6 – Administração com ênfase em marketing
20/04/2012
RESUMO
O conceito de empreendedorismo surgiu em 1950 por um economista chamado Joseph Schumpeter. Segundo suas opiniões o empreendedor é alguém versátil, que possui habilidade técnicas para saber produzir, e realiza operações internas e faz vendas da sua empresa. Se trata de uma pessoa com muita facilidade em ser múltiplo, resolver várias situações. Em 1970 Peter Drucker disse que uma pessoa empreendedora precisa arriscar, ter ideias, inovar em algum negócio. Hoje em dia uma das opiniões mais aceitas é do estudioso Robert Hirsch que diz que o empreendedorismo é criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros e no fim das contas recebendo as recompensas de tanto esforço.
Palavra Chaves: empreendedorismo; perfil do empreendedor; Origem
1 INTRODUÇÃO Em meu trabalho irão constar informações como surgimento do empreendedorismo e as pessoas que tiveram influência para o surgimento.
Então, o perfil de um empreendedor é acima de tudo saber tomar as decisões certas para que não ocorram erros e possíveis arrependimentos futuros.
Nesse estudo, conseguimos adquirir além dessas informações já citadas, características de uma pessoa empreendedora.
2 ORIGEM DO EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedor surgiu na França nos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de dar nome aquelas pessoas que possuíam ousadia diferente das demais, e prezavam pelo progresso econômico, buscando novas formas de agir para que a economia fluísse. Mas, foi o economista Francês Jean-Baptiste Say que no ínicio do século XIX conceituou o empreendedor como pessoa capaz de melhorar a rentabilidade econômica, a produtividade e o retorno. Após tudo isso o famoso Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administração moderna, descreve o empreendedor como