Empreendedorismo
Através de uma entrevista pode-se ter um discernimento mais profundo das razões, estratégias, abordagens e motivações do empreendedor para iniciar e possuir um negócio. Uma entrevista bem preparada vai permitir que você aprenda muito em pouco tempo.
Você deve convidar um empreendedor que criou uma empresa e que tenha tido sucesso. Embora não exista uma “fórmula certa” para estruturar a entrevista, o exemplo que se segue tem mérito porque é cronológico e foi muito testado.
PASSO 1: Contate a pessoa que você selecionou e marque um encontro. Explique porque você quer o encontro e dê uma estimativa realística de quanto tempo irá precisar.
PASSO 2: Identifique perguntas específicas que você gostaria de ver respondidas e as áreas gerais sobre as quais você gostaria de ter informações. (Veja a sugestão de entrevista no Passo 3.)
O uso de uma combinação de questões abertas, tais como questões sobre como o empreendedor começou, o que aconteceu em seguida, e assim por diante; e questões fechadas, tais como: quais são os seus objetivos, se tem sócios, irão ajudar a manter a entrevista focalizada e ainda permitirão comentários imprevistos e maior aprofundamento.
PASSO 3: Conduza a entrevista
Se você e a pessoa que está entrevistando não se incomodarem, o uso de um pequeno gravador durante a entrevista pode ser de grande ajuda depois. Lembre-se, também, que você provavelmente irá aprender mais se se comportar como um “ouvinte interessado”.
PASSO 4: Avalie o que você aprendeu
Escreva as informações que você juntou de uma forma que seja útil para você depois. Seja tão específico quanto possa. A anotação de citações feitas pelo entrevistados é mais efetiva do que afirmativas do tipo “indivíduo altamente motivado”. E esteja certo de tomar nota daquilo que você não descobriu.
PASSO 5: Escreva uma carta de agradecimento
Isto é mais do que uma cortesia; irá ajudar o empreendedor a lembrar favoravelmente de você no caso