Empreendedorismo
Introdução 1
1 - Empreendedorismo 2
1.1 - Características 2
1.2 – Modelos conceituais 2
2 - Sucesso ou Fracasso 3
2.1. Inato ou aprendido 3
2.2. Origem 4
3 – Estudos de caso 5
3.1 – História de Empreendedorismo 5
3.2 – Comentários do caso 6
Bibliografia 6
Introdução
O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento, nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores.
O empreendedor se sustenta basicamente em três ideias que são consideradas seus pilares: iniciativa, inovação e disposição para assumir riscos. Um exemplo de uma grande empreendedor é Guilherme Paulus, fundou uma pequena agência de turismo para vender pacotes para metalúrgicos, a CVC, ele foi capaz de aproveitar oportunidades, transformando suas ideias.
Diante disso, pode-se concluir que empreendedor é aquele que sabe identificar uma oportunidade e faz dela um negócio, assumindo riscos calculados, dedicando-se intensamente, pois trabalha com prazer, gerando oportunidades e colaborando para o desenvolvimento social, fazendo planejamento, pesquisas, estudos, avaliações, controle entre outras atividades importantes para bom gerenciamento antes, durante e depois da abertura do negócio.
1 - Empreendedorismo
1.1 - Características
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, e capacidade de identificar as oportunidades. As caracteristicas do empreendedor são:busca de oportunidadades, persitencia, comprometimento, correr riscos, estabelecimento de metas, ter uma rede de contatos, auto-confiança,etc.O empreendedor também tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades, como é o grande responsável em colocar em prática as inovações, deve estimular os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar as metas