Empreendedorismo
No que se diz respeito ao mercado de trabalho, as mudanças foram bem mais severas, pois exige do candidato uma enorme qualificação. Quanto mais qualificado o candidato for, mais chances de adentrar ao mercado de trabalho eles terão. Isso se faz presente tanto em âmbito nacional, quanto regional. Hoje em dia existem muitos profissionais capacitados para um mesmo ramo. O mercado está cheio. Por isso o requisito principal para a diferenciação do mesmo em relação aos outros é o maior número de qualificações que ele terá e se essas se aplicam à empresa que ele procura.
As empresas hoje em dia buscam alcançar uma maior competitividade. Com isso adotaram novos métodos de produção, de administração e de relacionamento interpessoal, sempre procurando inovações, maior qualidade em produtos e serviços.
Com o auxilio da tecnologia (por exemplo, na informática e nas comunicações), as empresas passaram a procurar formas de aumentar a produção e diminuir consideravelmente os custos.
Ao realizar pesquisas, levantou-se que o mercado de trabalho está bem valorizado nas áreas que diz respeito ao Pré-Sal e a Nanotecnologia, a biotecnologia, áreas de informática como gerenciador de banco de dados, áreas voltadas ao marketing são áreas que estão aquecendo o mercado de trabalho.
O mercado está valorizando também profissionais que não tenham uma formação superior e sim um curso técnico, pois além de praticamente realizar o mesmo trabalho, têm um custo beneficio menor para a empresa.
Algumas outras profissões que estão ganhando tendência e que certamente no futuro irão estourar são: Help Desk, Operadores de máquinas polivalentes (máquinas CNC), Moda,