Empreendedorismo
Muitas empresas no Brasil fecham nos dois primeiros anos, são 22% contra 15% nos países mais desenvolvidos, esses dados mostram a importância das pessoas se informarem e se capacitarem constantemente através de cursos, pesquisas, consultoria junto a algumas empresas e também através de trocas de informações com outros empreendedores.
Antes de abrir seu negócio o empreendedor deve avaliar alguns critérios como, se ele tem ou não vocação pra atuar no ramo escolhido, o que a concorrência oferece, se existe um mercado favorável (clientes), se tem fornecedores que ofereçam preço, prazo e qualidade que te satisfazem e também quais são os seus recursos financeiros e se eles são suficientes pra abrir o negócio e mantê-lo até que ele comece a gerar lucro. Aberto o negócio, é importante cuidar das relações de trabalho, pois tudo está muito visível para todos, um erro de gestão pode contaminar o ambiente todo e como as pessoas costumam se sensibilizar com o que acontece com as outras todos acabam envolvidos. A vantagem dos pequenos empresários é que por ter empresas pequenas e uma quantidade menor de funcionários eles podem analisar e controlar melhor as pessoas e o que acontece dentro de suas empresas.
Buscar inovação também é importante, apesar de muitos empresários ainda não enxergarem isso a inovação é um grande diferencial e trás oportunidades de desenvolvimento e abrangência do negócio.
Contudo podemos perceber que para empreender e abrir um negócio não basta ter apenas dinheiro e sorte, o importante é ter uma visão ampla do que o mercado quer de você, visão essa adquirida através de pesquisas frenquentes para que haja o grande diferencial