Empreendedorismo
2.1 Conceito
Entende-se como Empreendedorismo o ato de aproveitar oportunidades, inovando, planejando, arriscando. Como a própria palavra sugere trata-se de empenhar algo ou idéia de maneira perseverante, não importando qual a área, como por exemplo, um novo negócio, processo, produto ou método.
Não se trata de conceito novo, mas sim de uma visão secular. Segundo Dolabela (2006): "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".
Para Barreto (1998); "empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada",
Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Assim, o conceito de empreendedorismo encontra-se na necessidade de realizar algo, e que esta realização pode ser desenvolvida em qualquer ponto da vida, dados os desejos e a oportunidade (Bridi e Souza, 2005).
Ainda sobre o mesmo assunto Hisrich e Peters (2004), relatam que, o conceito de empreendedorismo fica mais refinados quando são considerados princípios e termos de uma perspectiva empresarial, administrativa e pessoal. E que existem várias definições distintas para empreendedorismo, quase todas as definições, há um consenso de que falam de uma espécie de comportamento que inclui tomar iniciativas, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático aceitar o risco ou fracasso.
Outro conceito que os autores relatam de empreendedorismo, é que.
O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. A riqueza é criada por indivíduos que assumem os principais riscos em termos de patrimônio, tempo e/ ou