Empreendedorismo
Em princípio, administrador todos nós o somos. Do ponto de vista profissional, contudo, administrador é toda pessoa responsável pelo desempenho de um grupo. É sobre que ele recai a autoridade formal para gerenciar recursos da organização, mesmo que, seja necessário a aprovação de outros. Segundo Peter Drucker, notável autoridade no assunto, "administração é a prática específica que converte uma multidão em um grupo eficiente e orientado para certas metas".
Cabe a ele a responsabilidade pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento de uma empresa. Ele ajuda a definir, analisar e cumprir as metas da organização, cabendo a ele, como gestor de todo sistema, conhecer os Princípios de Administração de forma a desenvolver as competências e habilidades das pessoas e dos locais de seus trabalhos rumo aos objetivos da Organização. Ele trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais e humanos.
O que é ser empreendedor?
Um empreendedor é uma pessoa totalmente orientada para a ação, não é simplesmente uma pessoa que tem boas idéias, mas é aquele que faz acontecer, é altamente motivado e assume riscos calculados para atingir os seus objetivos.
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como: “sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações”. Em 1970, Peter Drucker, considerado o pai da administração, introduziu o conceito de risco para o empreendedor, “uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio”.
Para algumas o sucesso de um negócio, muitas vezes, é pura sorte. Será?
Se formos analisar, um empreendedor planeja, busca recursos e coloca em prática aquilo que ele idealizou para a realização do negócio. Uma pessoa que empreende busca constantemente auto-realização, não visando somente lucro, pois isto será fruto do seu trabalho. Para ele não há tempo ruim, nada o fará desistir dos seus objetivos, ele se automotiva e