Empreendedorismo
Capitulo 1
Século xx período de grandes transformações, onde foi criado muitas invenções que revolucionaram o estilo de vida; invenções que mudaram o “olhar” de coisas que já existiam. Por trás dessas invenções há pessoas com caracterizas visionarias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem não se contentam em ser mais na multidão, querem ser reconhecidas e admirados, referidos e imitados.
A era do empreendedorismo, os empreendedores estão eliminando barreiras comercial e cultural, encurtando distancias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
A nova economia, a era da internet, mostrou que boas idéias inovadoras, know-how, um bom planejamento e principalmente uma equipe competente e motivada, são ingredientes poderosos que quando somados no momento adequado e com capital para criação de novos negócios podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo.
Os Estados Unidos, principalmente na década de 90 com fatores econômicos favoráveis, aparentemente aponta para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando empregos e prosperidade.
No Brasil, o empreendedorismo começou a tomar forma na década de 90, quando foi criado o SEBRAE e SOFTEX. Antes disso não se falava em empreendedorismo, mesmo porque os ambientes políticos e econômicos do país não eram propícios.
A criação de uma empresa por si só não leva ao desenvolvimento econômico, a não ser que esse negócio esteja focado oportunidades no mercado.
Definição de empreendedorismo:
· Empreendedorismo de oportunidades, onde o empreendedor visionário, saber aonde quer chegar, criar uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar