Empreendedorismo
Turma U campus Ponte Rasa
Empreendedorismo
O termo empreendedorismo define uma área do conhecimento bastante abrangente, que trata de vários assuntos que vão além da criação de empresas.
O empreendedorismo não é algo novo, estudando um pouco a história, veremos que grandes ações empreendedoras nas áreas do conhecimento e da ciência, por exemplo, já foram executadas, mas somente a partir dos anos 80 é que o termo cresceu e se espalhou por quase todas as ciências humanas e gerenciais. Para entendermos um pouco mais esse processo evolutivo e alguns conceitos criados em torno do tema, exemplificaremos alguns deles neste trabalho.
1.Gestão Empreendedora
Por volta da década de 80, com tantas mudanças acontecendo no campo econômico, social, cultural e tecnológico, as empresas tiveram que passar por um processo de renovação, caso contrário morreriam. As estruturas e os comportamentos burocráticos tiveram que ser substituídos por inovações, criatividade e coragem de assumir riscos. Diante desse novo contexto as organizações necessitavam de pessoas com auto grau de empreendedorismo para se adequarem às exigências do mercado e da concorrência. Passou a ser fundamental ter entre seus gerentes e colaboradores aqueles capazes de assumir riscos, ter ideias criativas e ações inovadoras. Surgiu daí o conceito de intra-empreendedor. O termo foi criado pelo pesquisador Gifford Pinchot, e seu significado relaciona-se com o comportamento empreendedor voltado para dentro das organizações, gerador de inovações e agregador de valores em processos, práticas de gestão, produtos e serviços. Dentro desse novo panorama, essas características passaram a ser vitais já que as empresas tiveram que adotar uma gestão diferenciada, pautada em atitudes visionárias e executoras, ou seja, uma gestão propriamente empreendedora.
2. Liderança Empreendedora
Dentro de qualquer organização a liderança exerce um papel de grande importância. É o líder