Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentavel e a redução da pobreza
EMPREENDEDORISMO: UMA FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E A REDUÇÃO DA POBREZA
EMPREENDEDORISMO: UMA FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E A REDUÇÃO DA POBREZA
Trabalho elaborado para a disciplina de Empreendedorismo da UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO, e tem como sua orientadora Professora Karine Rodrigues de Souza.
BELFORD ROXO
2012
1) Introdução O trabalho apresenta critérios para identificar as características atribuídas a um empreendedor. Entre várias definições do autor, identificamos entre as quais mais se aproxima sobre o nosso ponto de vista o que promove no desenvolvimento econômico ao se colocar em prática uma ideia empreendedora. Podemos citar também a grande necessidade nos últimos dias de se empreender por necessidade ou por auto emprego.
O crescimento dos camelos nas principais ruas das grandes cidades como autoemprego e o aumento da criminalidade são sintomas dessa falta de emprego e pobreza.
2) Desenvolvimento A palavra empreendedor (entrepreneur), originada do francês, é usada para descrever uma pessoa que tem, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas. Os conceitos de administração normalmente estão associados às organizações, ao contrário do conceito de empreendedorismo, que sempre se associa à pessoa que faz acontecer. Segundo David McClelland (*), as pessoas podem ser divididas em dois grandes grupos: uma minoria que, quando desafiada por uma oportunidade, está disposta a trabalhar com determinação e afinco para conseguir o que quer, e uma grande maioria que não se importa tanto assim. McClelland afirma que as pessoas que têm necessidade de realizar se destacam porque, independentemente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam. O empreendedor, com sua aguçada percepção, está sempre observando recursos escassos na região onde atua,