Empreendedorismo Social
Como podemos ver no livro de Melo Neto e Froes, empreendedorismo é um processo dinâmico pelo qual indivíduos identificam ideias e oportunidades econômicas e atuam desenvolvendo-as, transformando-as em empreendimentos. Pode ser visto também como uma politica de ação do governo, das empresas e da comunidade, que gera uma alternativa para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
O empreendedorismo social por sua vez, busca soluções para problemas sociais, criando oportunidades de melhoria e gerando lucro. Este lucro é medido baseado na melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários, no seu progresso material e até mesmo no espiritual-pessoal.
O empreendedorismo social produz bens e serviços para a comunidade de modo que a mesma possa solucionar suas carências e demandas sociais, conforme for adquirindo uma condição de vida mais digna.
Segundo o fundador e presidente da Ashoka Rede de Empreendedores Sociais, William Drayton “Empreender é ver onde a sociedade está estagnada e encontrar uma nova maneira de resolver o problema”.
Podemos ver no quadro 1 a diferença que possui do empreendedorismo empresarial, que é um dos mais utilizados.
QUADRO 1 - DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMO SOCIAL
EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
1. É individual;
2. Produz bens e serviços;
3. Tem o foco no mercado;
4. Sua medida de desempenho é o lucro;
5. Visa a satisfazer necessidades dos clientes e a ampliar as potencialidades do negócio.
1. É coletivo;
2. Produz bens e serviços à comunidade;
3. Tem o foco na busca de soluções para os problemas sociais;
4. Sua medida de desempenho é o impacto social;
5. Visa a respeitar pessoas da situação de risco social e a promovê-las.
FONTE: Adaptado de Melo Neto e Froes (2002, p.11)
Empreendedorismo social não deve ser confundido com responsabilidade social empresarial, uma vez que esta supõe um conjunto organizado e