Empreendedorismo Geek
Hoje, estou aqui para compartilhar com vocês um pouco sobre este universo alternativo que existe aqui na Bahia e como eu transformei esta manifestação cultural em uma oportunidade de negócio, me tornando um empreendedor nerd.
Por muito tempo esta palavra era associadas a pessoas de óculos grandes, conhecedor profundo de assuntos "caretas", com pouca habilidade social e apaixonados pela eletrônica e ficção Científica. Ela surgiu nos Estados Unidos na década de 30 e por muitos anos ela era sinônimo de uma pessoa perdedora. O que, hoje, deixou de ser verdade.
A virada aconteceu graças a polularização dos eletronicos, onde citarei 3 grandes exemplos: O walkman, que revolucionou a forma como passamos a ouvir música; o windows, que permitiu pessoas sem nenhum conhecimento em programação a usar um computador; e, principalmente, a popularização da internet, que permitiu as pessoas terem acesso a culturas e informações que antes eram desconhecidas por muitas delas. Hoje, ficar na internet durante horas não é mais uma atividade nerd.
Essa cultura ficou tão popular que, em 2006, ganhou um dia no próprio calendário: 25 de maio, o Dia do Orgulho Nerd. Essa data homenageia os 2 maiores ícones deste universo, como a saga Guerra nas Estrelas, cujo primeiro filme "Uma Nova Esperança" foi ao cinema dia 25 de maio de 1977. Neste dia, também é comemorado o dia da toalha, uma homenagem à série de ficção científica Guia do Mochileiro das Galáxias, do autor britânico Douglas Adams. Para celebrar, fãs do mundo todo saem às ruas com uma toalha, porque ela é um item importante para os mochileiros das galáxias e teve uma página inteira dedicada a ela no livro.
A popularização da tecnologia mudou a forma como os nerds são percebidos e até