Empreendedorismo - Filme A Rede Social
O filme a Rede Social é uma trama dirigida por David Fincher, com roteiro de Aaron Sorkin. Lançado em 2010, o filme conta sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos.
A trama se passa no final do ano de 2003 (inicio da fundação do Facebook). A ideia iniciou-se com Zuckerberg, que após romper com sua namorada e falar mal da mesma em seu blog, pede a Eduardo Saverin, seu amigo, criar um veloz sistema para que os estudantes pudessem votar na estudante mais bonita da Universidade de Harvard. O site foi ao ar, e devido ao grande sucesso o servidor do campus da faculdade foi derrubado e Zuckerberg foi convocado a prestar esclarecimentos do acontecimento.
Os irmãos gêmeos Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss e seu parceiro Divya Narendra, percebendo o potencial de Mark Zuckerberg, chamaram-lhe para fazerem, juntos, um site de relacionamento voltado para alunos de Harvard, dessa vez sem classificações, onde só teriam acesso aqueles que fossem convidadas a participar do site; o site seria como o “My Space”.
Zuckerberg, a principio, concordou com a parceria, porém da continuidade ao projeto apenas com Eduardo Saverin, inovando a ideia e completando-a. Eduardo Saverin ( co-fundador do Facebook) colabora investindo US$ 1.000 para iniciar o site, rapidamente o site “The Facebook” tornou-se um sucesso. Quando os gêmeos e Divya descobrem, abrem um processo contra Mark Zuckerberg, acusando-o de plágio.
Mark Zuckerberg conheceu o criador do Napster (um site para baixar música gratuita), Sean Parker, e conta sobre seu projeto,iniciando uma sociedade com ele, o que não agradou Eduardo, que por sua vez, achava a credibilidade de Parker duvidosa. Parker falou para que o nome do site fica-se apenas “Facebook”. Eduardo e Zuckerberg começam a se desentender.
Eduardo congela a conta da companhia retornando para Nova York e fica sabendo que sua participação na empresa havia diminuído de 34% para 0,03%; Eduardo enxerga