Empreendedorismo feminino
Após uma longa pesquisa no Google atrás de artigos do gênero, acabei traçando um perfil semelhante, com características que são imprescindíveis no empreendedorismo, que são: A busca de oportunidades, persistência, eficiência, planejamento, persuasão, exigência de qualidade e comprometimento.
Com todo esses elementos fundamentais e com o preconceito exercido pelo homem desde o passado até os dias atuais, onde a mulher não possuía muito valor corporativo uma vez comparado ao homem e as diferenças nos salários para homens e mulheres que executam cargos iguais ainda continuam nos dias atuais.
Com isso muitas mulheres por essa discriminação e por seus perfis empreendedores se tornaram empreendedoras em diversos segmentos.
Em dados seguros obtidos pelo IBGE, hoje as mulheres representam algo em torno de Quarenta e três por cento de um total de Quatorze milhões de empreendedores no brasil.
Em relação a formação de um perfil profissional baseado no empreendedorismo enfatiza, sobretudo, algumas características peculiares: são multifuncionais com domínio de informática, fazem o que gostam, possuem amplo conhecimento das diretrizes e princípios básicos de administração, de modo a desenvolver habilidades específicas à gestão de negócios e resultados, possuem competência para trabalhar em equipe.
Portanto quando falamos em empreendedoras não são apenas aquelas que têm idéias, criam novos produtos ou processos. São também as que implementam, lideram equipes e vendem suas ideias. É difícil encontrar todas essas características em uma única pessoa. Por isso, a identificação do perfil de cada uma é a chave do sucesso do negócio, e o trabalho em equipe pode ser fundamental para o sucesso da empreendedora dentro de uma organização.
A gestora destaca a vontade e sensibilidade em ajudar como fundamentais para o empreendedorismo associativo, valorizando também a autonomia, o planejamento, a oportunidade, a visão de futuro, a