Empirismo
1) Faça um comentário sobre como funciona o Empirismo em sua vida (lembrando que Empirismo é experiência).
R.: Podemos encaixar o Empirismo em vários momentos de nossa vida, pois estamos repletos de experiência, cada conhecimento novo, cada erro, cada acerto, é uma experiência, que nos ajuda a aprender e ter um conhecimento melhor da vida.
2) Comente a frase “Cogito, ergo sum”.
R.: A frase “Cogito, ergo sum”, é uma citação muito conhecida de um filósofo, que quer dizer “Penso, logo existo”. Acho que com esse pensamento, ele quis dizer que a partir do momento que ele duvida de algo, ele pensa sobre aquilo, e pensando, ele tem consciência do que está fazendo. Assim logo existe.
3) Quais são as consequências do cogito?
R.: Com base neste pensamento, sabemos que a pessoa existe a partir do momento em que ela pensa, porém “cogitar” demais pode trazer consequências também, por exemplo, a partir do momento que vivemos de lógica e priorizamos nossos pensamentos, de certo modo perdemos um pouco de vida e passamos a procurar observar tudo muito correto, a partir daí pensamos mais do que podemos viver.
4) Quais são os filósofos do Empirismo Britânico?
R.: John Locke, Francis Bacon, George Berkeley, David Hume.
5) Fale da ideia de Francis Bacon.
R.: Para Francis, o conhecimento sobre os fatos tinham que ser comprovados a partir de métodos científicos, fazer varias experiências para que o fato pudesse ser comprovado, e não apenas pelo sentido, ele propôs três métodos, o da ciência da imaginação, ciência da memória e ciência da razão.
6) Comente com suas palavras sobre “Tabula Rasa”.
R.: “Tabula Rasa”, é uma expressão que significa “Tabula Raspada” (que é uma espécie de folha em branco), no empirismo essa expressão é usada para dizer que as pessoas quando nascem, são como uma tabula rasa, uma folha em branco, que com o tempo vai sendo preenchida por conhecimento.
7) Como funciona as ideias?
R.: Cada filósofo tem uma idéia diferente, cada um