Empirismo inglês
Direito noturno, 1°B
Professor: Mauro Pellissari
PROCESSOS DO CONHECER
QUESTIONÁRIO
EMPIRISMO INGLÊS
CURITIBA
2012
01) Qual a corrente filosófica do período moderno a que o empirismo se contrapõe? Os filósofos empiristas se contrapõem à tese do racionalismo de René Descartes (1596 – 1650) que atribui grande valor à matemática como instrumento de compreensão da realidade, e esse conhecimento é assentado integralmente na razão, os empiristas defendem que todas as ideias humanas são provenientes dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o que significa que têm origem na experiência; discordavam com a tese de que as ideias eram inatas e defendiam que a mente humana. No século XVIII surge a corrente de idealismo, que considera o conhecimento fundado nos dois: no empirismo e no racionalismo. E considerado por idealistas como Kant (1724 – 1804) afirmando que o conhecimento é construído a partir de juízos universais, derivados da razão e da experiência.
02) Como os empiristas explicam a origem das ideias? Todas as ideias surgem de experiências. Tudo aquilo que captamos ou percebemos através dos nossos sentidos, serve de base para a análise que fazemos a respeito de alguma coisa ou situação, que nos leva a uma conclusão, ou a formulação de um conceito.
03) O que é o conhecimento científico? O conhecimento científico defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé.
04) Como Hume explica a relação de causa e efeito? Hume diz que não existe uma definição clara do que é a causa. Objetos semelhantes sempre estão ligados a objetos semelhantes. Se uma ação causa um resultado específico, então toda ação semelhante à primeira, causará um resultado semelhante.
05) Por que, para Hume, a causalidade não envolve necessidade? Porque,