Empirismo
EMPIRISMO
São Paulo – 2015
Campus Pinheiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
EMPIRISMO
Atividade complementar entregue como requisito parcial para composição da nota NP2 da disciplina História do Pensamento Filosófico.
São Paulo – 2015 Campus Pinheiro
Sumário
Introdução 4
Empirismo 5
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 7
Introdução
O empirismo é a escola do pensamento filosófico, que defende que a experiência é a origem de todas as ideias, a essência do empirismo é que a individuo nasce livre de todo o conhecimento e o adquiri através das experiências e sensações, o maior defensor do empirismo, foi o filosofo inglês John Locke.
Empirismo
Empirismo é uma doutrina filosófica que defende que as pessoas nada sabem, o conhecimento é adquirido através das experiências, através das percepções.
Teorias não são suficientes, é considerado empírico aquilo que sua veracidade pode ser comprovada através de experiências e observações. O nome empirismo vem do latim: empiria (experiência) e-ismo (sufixo que determina uma corrente filosófica).
O empirismo tem como principal teórico o filósofo inglês John Locke (1632-1704) ele defende uma corrente chamada "Tabula Rasa", essa corrente afirma que as pessoas não conhecem absolutamente nada, elas são como uma folha em branco, aonde são gravadas as impressões externas.
Para Locke as experiências não são as experiências de vida, e sim as nossas sensações e sentidos, cada um dos cinco sentidos leva informações para o nosso cérebro, e a razão tem a função de organizar os dados empíricos que são adquiridos através da experiência.
Locke critica o