Empilhadeira
Os tipos de empilhadeiras pneumáticas são equipamentos movidos à energia pneumática, ou seja, por sistemas de pressão de ar. Estes tipos de equipamentos são essenciais no setor de armazenagem e logística, nos canteiros de obras da construção civil e nas áreas de mineração, mas também são de grande serventia às empresas de transportes.
Empilhadeira de contrapeso
Um tipo de empilhadeira de contrapeso é um equipamento que aproveita um contrapeso grande a fim de compensar o peso levantado pelas forquilhas. A empilhadora utiliza um peso de ferro fundido pesado ligado à parte traseira da máquina e utilizará a bateria de um elevador elétrico, como parte do sistema de contrapeso. Nas versões maiores da empilhadeira de contrapeso, pneus traseiros de borracha macia são geralmente preenchidos com cloreto, um tipo de água salgada, para adicionar carga à parte traseira do equipamento.
Empilhadeiras para container
As empilhadeiras para mover container são equipamentos de grande porte, que podem ser elétricos, hidráulicos, pneumáticos e mecânicos, usados para mover grandes contentores de cargas em pátios de armazenagem e logística, área portuária e retroportuária. Além de elevar os contêineres, estas empilhadeiras também movem os contentores a longas distâncias, descarregando até os caminhões, navios ou vagões.
Treinamento dos operadores é fundamental
Afinal, a empilhadeira mal conduzida pode representar riscos à segurança operacional, além de problemas de avaria dos produtos transportados, consumo excessivo de combustível e outros.
Dirigir uma empilhadeira requer atenção especial, mais ainda que um simples veículo, considerando a visibilidade, as características da máquina e a carga transportada. Por isso, o treinamento dos operadores das empilhadeiras é fundamental, são vários os fatores que definem a importância do treinamento de operadores.
Os principais são atender à legislação vigente e conscientizar os operadores