Empeendedorismo
1. Análise os gráficos 1 ao 13 da Introdução do Material e trace um panorama geral do
Empreendedorismo no Brasil.
A evolução do número de estabelecimentos por porte no brasil de 200 à 2010, representa que as micro pequenas empresas, tiveram um crescimento gradual em relação as médias grandes empresas, que por sua vez teve um crescimento quase que estavel no mesmo período.
A evolução do número de empregos por porte, informa que houve um crescimento nas MPE e nas MGE, entre o período de 2000 à 2010. As MPE tiveram 6,1 milhões de empregos gerados, auxiliado pelo aumento de estabelecimentos. Já as MGE tiveram aumento nos postos de trabalho, contudo com menos abertura de empresas.
A participação relativa das MPEs no total de estabelecimentos, empregos e na massa de remuneração paga aos empregados formais nas empresas privadas não agricólas no Brasil, do período de 2000 à 2010, representa que as MPEs foram responsáveis pela maior parte de aumento de estabelecimentose gerando mais do que a metade dos empregos e também teve umas participação significativa em relação a economia país.
A distribuição das MPE por setor de atividade economica no Brasil, de 2000 à 2010, informa que no ramo comercial houve uma redução de estabelecimento, já as áreas de serviços, industrial e construção sofreu um aumento de empresas no mesmo período.
A evolução da remuneração média real dos empregados por porte do estabelecimento, indica que um aumento tanto na MGE quanto na MPE, entretanto a remuneração das MPE teve um crescimento de quase 40% em relação as MGE.
A evolução do número de empregadores e trabalhadores por conta própria, refere-se a quantidade de pessoas que deixaram de trabalhar em empresas privadas e adquirindo uma
MPE, oferecendo oportunidade de novos empregos.
A distribuição dos empregadores por sexo no Brasil, representa a quantidade de homens no mercado de trabalho é visivelmente maior. Considerando o período de 2001 à 2009, os
homens