Emoções no ambiente de trabalho
O trabalho solicitado pela docente Adriana de Freitas da matéria de Psicologia e Comportamento feito pelos alunos de Engenharia de Produção da UNIFACS (Campus Feira), João Vitor Nascimento, Keops Carlos, Luiz Carlos Junior, Salomão Lima e Thiago Vinicius, tratou-se sobre os seguintes temas:
As emoções no ambiente de trabalho;
Desafio e o papel dos gestores.
Com base nesses temas foi escolhido um artigo para o desenvolvimento do trabalho, chamado “Conflito Interpessoal em equipes de trabalho: O papel do líder como gerente das emoções do grupo” escrita por Humberto Medrado Gomes Ferreira.
A premissa principal deste trabalho gira em torno do perfil de liderança na administração de conflitos e no gerenciamento das pessoas, como estes processos são percebidos pelos colaboradores, e seus impactos para o desempenho organizacional.
Com maior competitividade entre as organizações iniciou uma reorganização dos processos organizacionais, que levaram, como implicação, mudanças nos perfis e comportamentos funcionais surgindo conflitos nas equipes de trabalho.
Para trazer pontos positivos desses conflitos nas equipes e demonstrar organização nas ideias, alguém deve se responsabilizar a necessidade de ordem, usando meios necessários para constituição do grupo, ou seja, uma boa liderança é de grande importância para as organizações, aproveitando o máximo da capacidade humana no trabalho dos colaboradores.
O PROBLEMA
As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, surgindo daí a necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia, garantindo a sua sobrevivência e sucesso num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
REVISÃO DA LITERATURA
A fundamentação teórica do artigo é composta por quatro principais temas: Definição de equipes; Competência emocional; Teorias de conflito e o Papel da liderança. Todas essas quatro temáticas ligadas ao gerenciamento das emoções no ambiente de