Emile durkheim
As referencias necessárias para situar seu pensamento são,por um lado, a revolução francesa e a revolução industrial e,por outro, o manancial de idéias que ,sobre esses mesmos acontecimentos,vinha sendo formado por autores como Saint-Simon e Comte.Cabe salientar que a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento,governada por uma força inexorável: a lei do progresso.
O industrialismo , impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna, por outro lado, difundia-se a concepção de que a vida coletiva não era apenas uma imagem ampliada da individual,mas um ser distinto.
Durkheim recebe também a influencia da filosofia racionalista de Kant, do Darwinismo, do Organicismo alemão e do socialismo de cátedra.
Especificidade do Objeto Sociológico
A sociologia pode ser definida,segundo Durkheim, como a ciência de toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade. Na fase positivista que marca o inicio de sua produção, considera que, parar tornar-se uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisava delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. Asso,o fato social é algo dotado de vida prórpia , externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva a agir, a pensar e a sentir determinadas maneiras.É por isso que esta sujeito a leis especificas e necessita de um método próprio para ser entendido.
Para tentar comprovar o caráter externo desses modos de agir, de pensar ou de sentir,Durkheim argumenta que eles têm que ser internalizados por meio de um processo educativo.As crianças por exemplo,passam por uma socialização metódica ,é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos, somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos.Por isso a educação “cria no homem um ser novo”, insere-o em uma sociedade,leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores,sentimentos,comportamentos.Mais do que