Emile Durkein
Leonardo Araujo Sanches 1ºC
Trabalho de Sociologia
Londrina, abril 2013
A obra de Durkheim: “ O suicídio”
Porquê? Em que época? Quais os tipos de suicídio?
Trabalho apresentado à disciplina de sociologia sob a orientação da professora Janete
Introdução
Neste trabalho, escrevi a respeito da grande obra de Durkheim “O Suicídio”. Que mostra o suicídio como fenômeno social, onde o sociólogo expressa a sua maneira de ver o suicídio. Essa obra foi um dos pilares no campo da sociologia.
Curiosidade: Essa obra trouxe um exemplo de como uma monografia sociológica deveria ser escrita.
O Suicidio
O Suicídio, escrito pelo sociólogo francês Émile Durkheim e publicado em 1897, foi um estudo de caso de um suicídio, publicação única em sua época.
Durkheim estudou as conexões entre o individuo e a sociedade, diferente de outros que focavam nas características individuais da pessoa. Ele acreditava que se pudesse demonstrar o quanto um ato individual é o resultado do meio social que o cerca, teria uma prova da utilidade da sociologia.
Nesta obra de Durkheim, ele desenvolveu o conceito chamado de “anomia”. Ele explora as diferentes taxas de suicídio entre protestantes e católicos, explicando que o forte controle social entre os católicos resulta em menores índices de suicídio.
De acordo com Émile, todos nós temos um certo nível de integração com nossos grupos, chamado de “Integração Social”. Se algum desses níveis for alto demais ou baixo demais, podem resultar num aumento de taxas de suicídio.
Níveis baixos: baixa integração social resulta numa sociedade desorganizada, levando os indivíduos a se voltar para o suicídio como uma última alternativa; alternativa de saída.
Níveis altos: as pessoas preferem destruir a si próprias a viver sob grande controle da sociedade
Depois de vários estudos, Durkheim