Embutimento e Lixamento
Polimento
Operação pós lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim abrasivos como pasta de diamante ou alumina.
Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superfície da amostra, de modo a deixá-la isentam de traços abrasivos, solventes, poeiras e outros.
A operação de limpeza pode ser feita simplesmente por lavagem com água, porém, aconselha-se usar líquidos de baixo ponto de ebulição (álcool etílico, fréon líquido, etc.) para que a secagem seja rápida.
Existem cinco processos para a obtenção de uma superfície polida isenta de riscos.
São eles:
Processo mecânico;
Processo semiautomático em sequência;
Processo eletrolítico;
Processo mecânico-eletrolítico;
Polimento químico.
6.1 Processo mecânico
È quando o mesmo é realizado através de uma Politriz. Pode ser manual, quando a amostra é trabalhada manualmente no disco de polimento e automática quando as amostras são lixadas em dispositivos especiais e polidas sob a ação de cargas variáveis. O agente polidor mais utilizado para o polimento mecânico é o diamante, devido as suas características de granulometria, dureza, forma dos grãos e poder de desbaste, porem a alumina também é um ótimo agente polidor sendo utilizada com concentração de 10% em varias granulometrias. Dependendo do tipo de agente polidor escolhido será escolhido o pano de polimento.
6.2 Cuidados que devem ser observados no polimento:
A superfície deve estar rigorosamente limpa;
A escolha adequada do material do polimento;
Evitar polimentos demorados;
6.7 Escolha do tipo de polimento
De acordo com o método de polimento indicado, os materiais podem ser divididos em três grupos principais:
Materiais homogêneos comuns (aço cobre etc.): usa-se o polimento mecânico (pasta de diamante) podendo ainda ser usado o polimento eletrolítico.
Materiais heterogêneos (ferro fundido, alumínio,