embromação
:
DESNATURALI
ZAN
DO
O PROCESSO DE
ALIENAÇÃO PARENTAL
OBJETIVO DA ATIVIDADE
Definir como papel central da Antropologia e Sociologia, como áreas das Ciências Sociais, a desnaturalização dos fenômenos sociais gerados pelas relações sociais cotidianas.
PROCEDIMENTOS
:
1º mom ento: A segunda etapa tem o objetivo de desnaturalizar o sentimento de culpa que envolve o processo de separação e o uso desta entre os cônjuges na disputa pela guarda dos filhos. Com o texto lido e fichado por todos, refletir sobre os seguintes aspectos:
O que é alienação parental;
Identificar as causas culturais para maior índice de a ação ser realizado pela mulher;
As consequências para os filhos e para o genitor que não fica com a guarda;
Identificação do dispositivo jurídico de combate à alienação pare ntal (caracterização da lei) .
2º momento
: Preparação para o momento de sensibilização sobre alienação parental na comunidade. Formação dos grupos e definição de estratégias de alcance das informações que serão distribuídas na forma de panfletos
.
Desenvolve r um roteiro de informações para produção de panfleto para ser distribuído e explicado a comunidade na última etapa e que deve contemplar: o significado da síndrome, aspectos socioculturais que produzem a síndrome, as consequências para os filhos e o genit or vítima da síndrome e o dispositivo legal que protege o genitor vítima e os filho s vítimas da alienação parental, como também, divulgar o dia Internacional para a
Conscientização da Síndrome de Alienação Parental
(25 de abri
l).
PRODUTO FINAL:
Fichamento
e p lanejamento da terceira etapa e esboço do panfleto.
Obs.:
Os alunos devem utilizar os horários dos plantões dos tutores para a reunião do grupo com objetivo de produzir o panfleto. No panfleto será avaliado pelas informações conforme orientação dada pel o tutor, pela estética e organização e pela escrita correta.
ETAPA 3
:
PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO
E