Embriologia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE EMBRIOLOGIA- CCB/UFSC
DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA
PROFESSOR: CRISTINE MARIA BRESSAN PAULO FERNANDO DIAS
ACADEMICA: FERNANDA RIBEIRO DE SOUZA
MATRICULA: 07408016
RESUMO CAPITULO 4:
Elabore você mesmo um resumo deste capítulo! Utilize nesta atividade as palavras – chave citadas a seguir e destaque-as (grifo, em maiúsculo) no texto: fecundação, liberação dos espermatozoides, ovulação, quimiotaxia, envoltórios ovulares, reação acrossômica, prolongamento acrossomal, reconhecimento espécie específco, bindina, ZP3, fusão das membranas plasmáticas, bloqueio a polispermia, zigoto, ativação metabólica.
Fecundação: Início do desenvolvimento de um novo indivíduo
Os gametas masculino e feminino são células haplóides especializadas para a fecundação, que consiste numa série de processos que culmina no encontro e união dos cromossomos maternos e paternos, que formam uma célula zigoto.
Antes de ocorrer a fecundação, ocorre a ovulação ou ovocitação, que é a liberação do gameta feminino e a liberação dos espermatozóides, que são os gametas masculinos. A fecundação dos gametas pode ocorrer interna, ou externa. Em alguns animais, principalmente aquáticos, os gametas são lançados na água, e a fecundação ocorre no ambiente externo, esse tipo de fecundação é muito complexo, nesse ambiente podem haver gametas de outras espécies, porem, através da quimiotaxia, os gametas da mesma espécie se atraem, através de moléculas específicas, que geram um gradiente de concentração, quando não ocorre quimiotaxia, os gametas reconhecem-se através da constituição dos envoltório ovulares ou das membranas plasmáticas. A fecundação interna ocorre dentro do aparelho reprodutor da fêmea, os espermatozóides são lançados no organismo da fêmea, e atraídos até o oviduto, onde encontra-se o óvulo liberado, e ocorre a fecundação. O gameta feminino é especializado em aceitar apenas um gameta