Embriologia
Gametogênese: São formações de gametas. Os gametas são: espermatozoides e ovócitos. A característica mais marcante é que os gametas são haploides, ou seja, tem metade do número dos cromossomos. São derivados das células germinativas primordiais. O propósito da gametogênese é fornecer e preparar as células para a fertilização (união dos gametas masculinos e femininos).
As células germinativas migram até s gônadas (testículos e ovários). Elas se multiplicam por mitose, essa multiplicação é necessária para ter uma reserva. Podem se diferenciar em um monte de coisas. A determinação do sexo já é na fecundação.
Meiose: Só acontece na puberdade, Processo de transformação de uma espermatogônia em espermatozoide. É importante porque precisa ter metade dos cromossomos para depois se juntarem e recombina o material genético. Existem duas divisões meióticas: Reducional e a conservacional.
Reducional: Cromossomos vão se separar durante acrófase, ocorre o crossing over (troca de segmentos do DNA). Ao final da primeira divisão cada célula tem um número haplóide de cromossomo.
Conservaciona: Os cromossomos se dividem e cada cromátide vai para um polo diferente, o número haploide de cromossomo 23 é mantido.
Mitose: Acontece durante a vida inteira dos homens. Tem início nos testículos primitivos e durante a puberdade acontece em ondas periódicas.
Saco Vitelínico: Dá origem as células germinativas primordiais (se origina de uma região associada).
Células de leydig secretam a