Embriologia
A embriologia é a parte da biologia que estuda o desenvolvimento do embrião, onde ocorre um fenômeno que se realiza a partir da união de um óvulo e um espermatozoide. Este desenvolvimento é denominado ontogênese, ocorre num primeiro instante através de sucessivas divisões celulares; em seguida, formam-se células que especializam-se em tecidos; por fim, ocorre a integração desses tecidos e órgãos nos vários sistemas que formam o organismo. Toda a coordenação destes vários sistemas, é feita pelo DNA presente nas células em desenvolvimento. Durante o seu desenvolvimento embrionário, os seres humanos passam por várias etapas, sendo elas: fecundação, que é a união dos gametas masculino e feminino; segmentação, gastrulação, nêurula e organogênese, que são fases complementares.
2- Tipos de Clivagem: Total e Parcial;
Há a segmentação total ou holoblástica, também chamada de clivagem total, que consiste na divisão total da célula-ovo. Este tipo de segmentação varia quanto ao tamanho e a disposição dos blastômeros.
Quanto ao tamanho dos blastômeros resultantes, a clivagem total pode ser de dois tipos: O igual, aquele em que os blastômeros resultantes são todos do mesmo tamanho. Acontece em ovos com pouco vitelo (oligolécitos) como os dos ouriços-do-mar e outros equinodermas; e o desigual que é a formação de blastômeros diferentes, onde os menores são chamados micrômeros e os maiores, macrômeros. Acontece, sobretudo em ovos com mais vitela no pólo vegetativo (telolécitos incompletos), de anfíbios, a exemplo.
Existe também, a segmentação parcial ou meroblástica ou clivagem parcial, equivale a uma divisão parcial da célula-ovo. Ocorre em ovos que possuem vitelo em grande número. Portanto, o pólo onde se localiza o vitelo não entra em divisão. Há dois tipos de segmentação: discoidal, ocorre em ovos telolécitos completos (pólo vegetativo com muito vitelo) como os de aves e répteis. As divisões ocorrem apenas na região do pólo animal, pois o pólo vegetativo,