embriologia
As células eucariontes possuem núcleo delimitado por um sistema de membranas, chamada de membrana nuclear ou carioteca. Separada do citoplasma.
Estes sistemas formam compartimentos, separando os diversos processos metabólicos que ocorrem no interior das células.
Visível apenas microscopicamente, sua espessura é de 7.5 nanômetros. Pode-se observar três camadas, duas escuras eletrodensas, e entre elas uma camada mais clara, estrutura trilaminar denominada unidade de membrana.
Sua composição é lipoproteica, sendo que 75% desta são proteínas e 25% gordura, a membrana é quem controla a saída e entrada das substâncias da célula. Possui permeabilidade seletiva, permitindo que algumas substâncias tenham livre passagem, e outras não.
Engloba grandes partículas por fagocitose e pequenas partículas por endocitose.
Célula Eucarionte Animal, fonte:http://animais.culturamix.com/curiosidades – acesso: agosto/2014
MEMBRANA PLASMÁTICA
Pode ser definida como envoltório celular, este que ficará responsável pela forma da célula e pela entrada e saída de substâncias dentro dela.
Há dois tipos de substâncias que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
Substâncias hidrossolúveis somente chegam até a célula após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Porém, somente serão transportadas se as partículas forem menores que os poros.
As substâncias lipossolúveis atravessam a membrana plasmática com mais facilidade, pois a maior parte dela é formada por lipídeos. As substâncias não precisam ser necessariamente pequenas para atravessarem as células.
Estes processos de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são chamados de transporte passivo (difusão e osmose), e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).
Membrana plasmática, fonte: www.sobiologia.com.br – acesso: agosto/2014
CITOPLASMA
É o espaço