Embriologia
Clivagem
Várias mitoses que o zigoto vai sofrer para formar os órgãos do embrião
O que vai definir o tipo de clivagem que o embrião vai ter vai ser a quantidade de vitelo que o ovo tem. O ovo dos vertebrados vai ser dividido em duas regiões, o polo animal (núcleo, organelas e o citoplasma) e o polo vegetal (vitelo). O que vai definir o tipo de clivagem que o ovo vai ter vai ser a quantidade de vitelo. Quanto mais vitelo menos divisões vão ocorrer, pois o vitelo dificulta as invaginações da membrana para a clivagem.
As mitoses da clivagem são diferentes das mitoses normais, porque a célula (o zigoto) está envolvida pela zona pelúcida, a zona pelúcida não permite várias divisões. As células filhas não aumenta de tamanho, mas têm ½ do tamanho da célula mãe.
Replica DNA -> Divide -> Diminuem de tamanho -> não cabe toda célula envolvida pela zona pelúcida, que não cresce junto com essas células (que por isso ficam diminuídas de tamanho)
Existem dois tipos de clivagem: Holoblástica e Meroblástica
Holoblástica: ocorre em todo ovo (animal e vegetal). Em ovos oligolécitos e oligolécitos.
Holoblástica igual: ocorre na mesma velocidade nos polos animal e vegetal (ovos oligolécitos)
Holoblástica desigual: a divisão é mais lenta no polo vegetal por causa da quantidade mediana de vitelo, no polo animal é mais rápida. (Ovos heterolécitos)
Meroblástica: ocorre só na parte do polo animal, não vegetal (o vitelo não divide. Ocorre em ovos telolécitos, tem tanto vitelo que não se divide)
Clivagem Holoblástica
Divide o ovo por inteiro, ovos com quantidade pequena ou média de vitelo.
Clivagem Holoblástica Igual
Em mamíferos (ovos oligolécitos): os 2 pró-núcleos se aproximam perde o envoltório nuclear, toda célula entra em divisão vai dar origem a duas células, cada célula dessa é chamada de blastômero-> formam dois blastômeros, permanecem envolvidos pela zona pelúcida e junto com eles primeiro e segundo corpúsculo polar que vão