Embriologia
CONCEITO
Embriologia é a ciência que estuda as mudanças progressivas que ocorrem durante o desenvolvimento pré-natal, desde a fertilização até o nascimento.
Embrião - compreende o período da terceira à oitava semana inclusive
Feto - compreende o período da nona semana ao nascimento.
Períodos do desenvolvimento: Apresenta duas fases:
1. Período pré - natal
2. Período pós - natal Período pré- natal ( antes do nascimento ) - ocorrem mudanças, divisões, diferenciações , transformações que são verificadas na cronologia de desenvolvimento humano destacando o zigoto, a clivagem, a mórula, o blastocisto, a gástrula, a neurula, o embrião, o feto, o concepto.
Período pós-natal ( depois do nascimento) - ocorrem mudanças mais ou menos familiares para a maioria das pessoas. Apresenta em fases distintas: infance ( primeira infância), infância, puberdade, adolescência, fase adulta.
Observação - Estas fases são distintas. Caracterizada pelo nascimento, que marca o término de uma fase e o início de outra.
O nascimento é um evento dramático durante a evolução mudança de meio intra - uterino para o meio extrauterino.
- Espécies animais apresentam particularidades específicas durante o desenvolvimento embrionário. Porém todas apresentam uma sequência básica que são bastante semelhantes
-segmentações ou clivagens,
-gastrulação
-neurulação
-organogênese.
REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Reprodução é a capacidade de um organismo gerar novos indivíduos semelhantes a si mesmo. É pela reprodução que os seres vivos garantem a sobrevivência de sua espécie
TIPOS DE REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO ASSEXUADA
Um único genitor dá origem a descendentes geneticamente idênticos a si mesmo
REPRODUÇÃO SEXUADA
O novo indivíduo origina-se da fusão de duas células (gametas) que, na maioria dos casos, provêm de indivíduos diferentes, mas que podem ser geradas por um mesmo indivíduo.
Fecundação cruzada Autofecundação
PROCESSOS ASSEXUADOS DE REPRODUÇÃO
Divisão