embalagens
MBA em Operações Logísticas
EMBALAGEM
EMBALAGEM
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo de produtos embalados. Praticamente, todos os produtos vendidos são embalados, seja na sua forma final, seja nas fases intermediárias de fabricação e transporte. O produto e a embalagem estão inter-relacionados que não podem ser considerados um sem o outro.
EMBALAGEM
HISTÓRICO
As primeiras embalagens surgiram há mais de 10 mil anos e serviam como simples recipientes para beber ou estocar.
A primeira matéria-prima usada em maior escala para produção de embalagens foi o vidro, por volta do primeiro século depois de Cristo.
No início do século XIX a marinha inglesa utilizava as latas de estanho e os enlatados de alimentos começaram a aparecer nas lojas inglesas por volta de
1930.
Em 1959 Adolph Coors Company começou a vender cervejas em latas de alumínio”.
EMBALAGEM
HISTÓRICO
Após a Segunda Guerra Mundial a vida urbana conheceu novos elementos, um deles foi o supermercado. As embalagens de papel e papelão atenderam a estes requisitos.
A partir dos anos 1960 cresce a produção de embalagens plásticas. Dos anos 1960 até os dias atuais a indústria brasileira de embalagem vem acompanhando as tendências mundiais, produzindo embalagens com características especiais, como o uso em fornos de microondas, tampas removíveis manualmente, proteção contra luz e calor e evidências de violação. EMBALAGEM
ASPECTOS
-MARKETING: Forma de apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas; -PROTEÇÃO: Diminuir a ocorrência de danos e perdas devidas a roubo, armazenagem em locais errados ou deterioração.
– DISTRIBUIÇÃO: Embalagens secundárias utilizadas como unidades de movimentação mais compactas, que requerem menor número de viagens para o mesmo volume de mercadoria, e pela maior utilização do espaço de estocagem.
EMBALAGEM
DIVISÃO
– PRIMÁRIA: É aquela que contém o produto –
vidro,