Embalagens- rascunho
Unidade 8
Embalagens
1. Introdução
Nas décadas de 40 e 50, os países industrializados passaram por um processo de modernização muito grande no setor de embalagens, levando à criação de centros e instituições de pesquisa, de desenvolvimento e de assistência técnica, principalmente na Europa. Estas tiveram papel fundamental no avanço tecnológico das embalagens, cooperando com indústrias do novo segmento em diversos trabalhos. Porém, a consolidação desse processo somente ocorreu após a criação da IAPR I- International Association of the Reseach Institute of Packge - em 1971.
Com o passar do tempo, as indústrias foram assumindo papéis cada vez mais importantes no setor de desenvolvimento e, hoje, os centros e instituições são parceiros do processo junto às empresas de embalagens, equipamentos, acessórios e outras do setor.
A globalização fez com que essa indústria passasse a ter estratégias internacionais, principalmente os países em desenvolvimento como o Brasil. Além disso, os novos hábitos de alimentação, estilo de vida, mudanças sociais e o desenvolvimento de nichos específicos proporcionaram a essa indústria a oportunidade de grande crescimento, principalmente na área de alimentos, confirmando a influência do desenvolvimento socioeconômico sobre o setor.
[pic]
Os principais estímulos responsáveis pela consolidação desse processo foram: • influências econômicas, demográficas e sociais que provocaram mudanças nos padrões e estilos de vida; • o marketing e atitudes do consumidor que refletiram diretamente nas alterações do varejo e sistemas de distribuição; • aspectos legais ligados ao meio ambiente como preocupações ambientais e disponibilidade de matérias primas; • influências tecnológicas, que viabilizaram o desenvolvimento de novos materiais associados aos processos de manufatura de produtos.
O desejo do consumidor pela disponibilidade de produtos a qualquer