Embalagem
1 – Qual o conceito de embalagens?
É um involucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, destinado a cobrir, empacotar, envasar, proteger os produtos e trazer as informações sobre o produto, exibindo a composição, ingredientes...
2 - Quais os tipos de embalagens?
Caixa de papelão, de madeira, plástico, cartucho, conteiners, cartornada, mistas, multicamadas, plásticas flexíveis, laminadas, latas de alumínio, latas de aço.
3 – Quando a embalagem é custo, quando é despesa?
Quando as embalagens são necessárias para que o produto esteja pronto para a venda, os gastos com a embalagem devem ser tratados como custo de produção.
Quando o produto é colocado para venda tanto a granel quanto em pequenas quantidades, seu custo terminou quando do término de sua produção. Como a embalagem só é aplicada após as vendas, deve ser tratada como despesa.
( Martins, Eliseu – Contabilidade de custos, pag 27 )
4 – Quando uma embalagem é custo direto ou indireto?
A embalagem é custo direto quando seus custos com produção envolvem matéria prima e mão de obra. É custo indireto quando utiliza na sua produção mão de obra de uma empresa terceirizada para embalar os produtos, aluguel, salario do supervisor, gastos com a limpeza.
5 – Exemplos práticos:
Custo direto: latas de alumínio para embalar cerveja (LATASA) – A empresa produz a embalagem custeando tanto a matéria prima quanto a mão de obra utilizada na sua produção.
Custo indireto: embalagens dos sabonetes Erva Doce da NATURA. A embalagem e comprada de uma empresa terceirizada e os sabonetes são produzidos na HIGIDENT de Itajubá.
Walter Wanderley Fernandes Silva
16ª turma –