Embalagem
INTRODUÇÃO
• As primeiras embalagens eram consideradas recipientes tais como conchas, cascas de coco, etc.
Com o passar do tempo passaram a ser recipientes como tigelas de madeira, cestos de fibras naturais, bolsas de peles de animais, etc.
• A primeira matéria-prima usada para a produção de embalagens foi o vidro.
• Na Época Moderna o material usado para o processamento de embalagens foi o metal (cobre, ferro e estanho) e a cerâmica de barro.
• Durante a Segunda Guerra Mundial as embalagens especialmente as embalagens alimentares eram de estanho e aço.
• Após a Segunda Guerra Mundial há um grande investimento a nível de embalagens, caracterizada por inovação permanente e por utilização dos mais diversos materiais para a sua produção associada a uma preocupação com a qualidade dos produtos, que se reflectiu e provocou o desenvolvimento de uma tecnologia inerente à indústria de produção de embalagens.
DEFINIÇÕES BÁSICAS DA EMBALAGEM E FUNÇÕES
• Embalagem é uma solução física e tecnológica que tem como objectivos conservar o produto, proteger o produto, comunicar, aumentar o ciclo de vida do produto e vender o produto.
A embalagem é parte integrante do produto e serve para o definir e colocar no mercado, isto é, a embalagem é o primeiro impacto sobre o mercado.
• As funções da embalagem: - Embalagem primária – tem como função preservar o produto contra agressões de poeiras, contaminações, etc. Usa-se por exemplo, na protecção de produtos esterilizados, medicamentos, etc. - Embalagem secundária – tem como função proteger o produto, fácil de armazenar e proteger o bem durante o transporte. - Embalagem terciária ou de transporte – tem como função criar condições para a preservação e integridade do produto durante o seu transporte. Por vezes serve para transportar um conjunto grande de um mesmo produto, por exemplo em contentores, em paletes, etc. Este tipo de embalagens