Em defesa ou contra a história
Contra a História
MarcAntoine Laugier – Princípios gerais da arquitetura
“Ocorre com a arquitetura o mesmo que em todas as outras artes: seus princípios são encontrados na natureza simples, e o processo da natureza claramente indica suas regras.”
“Eis o curso da natureza simples. Imitando o processo natural a arte nasceu. Todos os esplendores da arquitetura concebida desde sempre foram modelados na pequena cabana rústica.” “As peças de madeira erguidas a prumo deram a ideia do entablamento, as peças inclinadas que formam o teto fazem a ideia do frontão.”
“... numa ordem arquitetônica só a coluna, o entablamento e o frontão constituem partes essenciais da composição. Se cada uma dessas partes está corretamente colocada e corretamente conformada, nada mais precisa ser acrescentado para a perfeição da obra.”
John Ruskin – A lâmpada da vida
Eugène Viollet-le-Duc – Em defesa do Gótico
“O estudo da arquitetura gótica é eminentemente útil: ela é a aproximação mais segura à nossa arte moderna que ainda não existe e que procura nascer, porque ela se apoia sobre os princípios verdadeiros aos quais devemos ainda hoje nos submeter, porque rompeu com a tradição antiga, porque é fecunda de aplicações.”
“Da linguagem da Idade Média é preciso aprender a servir-se dela para exprimir o próprio pensamento, não para repetir o que os outros disseram. (...) O que pedimos não é o ensinamento das formas, mas a análise dos princípios.” Eugène Viollet-le-Duc – Pelo uso “sincero” do ferro nas construções
“O problema é aperfeiçoar o sistema de equilíbrio imediato pelos mestres da Idade
Média, com a ajuda do ferro, mas tendo em conta as qualidades deste material e evitando um acoplamento muito íntimo do muro e do metal...” “Apoderemo-nos francamente dos meios fornecidos pelo nosso tempo. Apliquemo-los sem fazer intervir tradições que hoje não são mais vitais e somente então poderemos inaugurar uma nova arquitetura.”
“O