em busca do sentido da vida
Augusto Cury
Planeta (2013)
Este romance é sobre um colecionador de lágrimas que, depois de experimentar terríveis perdas e sofrer derrotas inimagináveis, transforma-se num colecionador de esperanças. Ao ler esta obra você acompanhará a fascinante vida de um homem que aprendeu a superar o desespero e a dor após viver um dos capítulos mais dramáticos da história da humanidade. O professor Júlio Verne, um célebre intelectual de seu tempo, vive asfixiado por rotina, fama e conforto. Sua vida não tem um sentido existencial nobre. É então que ele descobre a “lei vital da psiquiatria/psicologia”: uma pessoa só é verdadeiramente feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem estar. Assim, em busca de um sentido existencial, o professor aceita participar do inédito e incrível projeto tecnológico de viajar no tempo. Seu objetivo: impedir que a Segunda Guerra Mundial aconteça e varrer das páginas da História as piores atrocidades já cometidas pelos homens.
PREFÁCIO
Talvez quando eu fechar meus olhos para a vida e meus livros forem utilizados em universidades mais do que hoje são, eles sejam objetos de interesse de Hollywood. Não me alegro com isso. Hollywood ama ilmar as mazelas do passado. Escrevo sobre o passado com o olhar para o futuro da humanidade, para contribuir com a prevenção de alguns erros crassos.
Nasci no Brasil, uma nação com mentes brilhantes, mas ainda pouco valorizadas no teatro das nações. Nossa educação está entre as piores do mundo. Porém, a educação que proponho, a qual contempla as funções mais complexas da inteligência, como educar a emoção, gerenciar pensamentos, pensar como espécie, colocar-se no lugar dos outros, pensar antes de reagir, resiliência, coloca todas as grandes nações em péssimos lugares, mesmo os países mais ricos e desenvolvidos. Estudar décadas para conquistar um