Em busca da felicidade
2. Faça um fichamento destacando, em cada momento histórico, a visão predominante a respeito da relação corpo-alma.
3. Explique e dê um exemplo sobre a reação dicotomia corpo-consciência representado pela corrente fenomenológica.
4. É adequada a entrada da disciplina educação sexual no currículo do ensino fundamental e médio? Algumas pessoas argumentam que seriam favoráveis “desde que as informações sejam estritamente científicas e restritas à biologia”. Qual é sua posição sobre essa orientação? Justifique.
5. “O homem é só um laço de relações, apenas as relações contam para o homem.” Em que sentido a frase de Saint-Exupéry pode ser interpretada do ponto de vista da busca da felicidade?
6. “Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los [...]. Tive todo o cuidado de não ridicularizar as ações dos homens, não as lamentar, não a detestar, mas adquirir delas verdadeiro conhecimento.” (Espinosa. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 313-314. Coleção Os pensadores.) A partir dessa citação, responda: Por que Espinosa inovou na compreensão do corpo e da alma ao criticar aqueles que deploram as paixões humanas?
7. Atenda as questões:
a) O que Marcuse quer dizer com a expressão “eficiência e repressão convergem”?
b) Em seguida, explique a frase de Foulcault: “o corpo só se torna força útil se é ao mesmo tempo corpo produtivo e corpo submisso”.
c) Embora esses dois filósofos tenham teorias diferentes, sob que aspectos podem