Elíada
VISÂO GERAL
A Ilíada é constituída por 15.693 versos, em hexâmetro dactilico que é a forma tradicional da poesia épica Grega e foi elaborada, num dialeto literário artificial do grego antigo que nunca foi fato falado, composto de elementos de outros dialetos.
Considera-se que tenha sua origem na tradição oral, ou seja, teria originalmente sido cantada pelos aedos (um artista que cantava as epopéias), e só muito mais tarde, os versos foram compilados numa versão escrita por volta do século VI a.C. em Atenas.
A Ilíada influenciou fortemente a cultura clássica, sendo estudada e discutida na Grécia Antiga e posteriormente no Império Romano.
A Ilíada passa-se durante o nono ano da guerra de Tróia, trata-se da ira de Aquiles. A ira é causada por uma disputa entre Aquiles e Agamenon.
A história da guerra de Tróia, não é contata na integra. Dessa forma o conhecimento prévio da mitologia Grega acerca da guerra é relevante para na compreensão da obra.
CARACTERÍSTICAS
A Ilíada é um poema Épico de 24 cantos atribuídos a Homero, composto entre os séculos 9 e 8 a.C. que narra à era do herói grego Aquiles, filho do bravo Peleu e da deusa Tétis.
O desencadear dos fatos está umbilicalmente ligado á defesa do time, a honra pessoal, o mais cultuado valor humano, entre os antigos. Em nome dela, gregos e troianos movimentam incessantemente o afiado bronze, jorrando o chão de sangue, vale lembrar que a guerra teve inicio com uma afronta moral,quando París príncipe de Tróia, tomou para si a mulher do rei Meneleu, a bela Helena.
A história começa quando Aquiles é aclamado o grande guerreiro grego, e tem sua honra ultrajada pelo rei dos Aqueus, Agamêmnon.
Helena de Tróia, por Evelyn de Morgan 1898
TEMA ILÌADA
A Ilíada, ela narra uma série de acontecimentos da guerra de Tróia e se