deus e fiel
Mediana
A mediana, é um conjunto de localização do centro da distribuição dos dados, definida do seguimento modo: Ordenados os elemento da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não á amostra) que divide ao meio, isto é aproximadamente a 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais á mediana e os outros 50% são maior ou igual á mediana.
Para a sua determinação utilizando a Seguinte regra , depois de ordenar a amostra dos elemento (n); Se n é impar, a mediana é o elemento médio. Se (n) é par, a mediana é a sem-soma dos dois elemento médios.
Moda
É denominada moda como sendo: o valo que surge com mais frequência se os dados são discretos, ou, o intervalo der classe com maior frequência se os dado são contínuos. Assim, da representação gráfica dos dados, obtém-se imediatamente o valor que representa a moda ou a classe modal; Esta medida é especialmente útil para reduzir a informação de um conjunto de dados a forma de nomes ou categorias, para os quais não se pode calcular a média e por vezes a mediana.
Média e Mediana
Representamos os elementos da amostra ordenada com a seguinte notação: X2:n , X3.n ,…Xn. Então uma expressão para cálculo da mediana será: Como medida de localização, a mediana é mais robusta do que a média, pois não é tão sensível aos dados.
A partir do expresso, deduzimos que se a distribuição dos dados: For aproximadamente simétrica, a média aproxima-se da mediana. For enviesada para a direita( alguns valores grandes como “outliers”, a média tende a ser maior que a mediana. For enviesada para a esquerda( alguns valores pequenos como “outliers”) , a média tende a ser inferior á mediana.
Diferencia entre a moda, média e a mediana
Moda é o número ou valor que tem mais repetição durante o rol. No exemplo referido a moda é o número (6), pois ele apareceu duas vezes . o resto apenas uma.
EX: 2,6,6,8,11,12.
Média é adição de todos os elemento do rol , pela uma quantidade deles.
Ex: 2+4+4+5+8+9+10/7