Elétrica
Alunos: Breno, Fernando, Eduardo Henrique, Rafael, Ricardo Cirio. Turma: 711
Professor: Eliéser
Disciplina: Filosofia
Exercício
1. Diferencie as concepções de Aristóteles e Hobbes a respeito da natureza humana: Para Aristóteles o homem tende naturalmente a se movimentar tendo em vista um fim ou uma finalidade, já Hobbes acreditava que o ser humano tende a se movimentar eternamente a partir de seus desejos.
Aristóteles defendia que o ser humano era naturalmente político e que esta era a característica que o diferenciava dos animais: a racionalidade.
Hobbes não concordava com esta concepção, pois para ele o homem estava sujeito a um estado de conservação natural, assim como os animais, contudo, ele reconhecia a racionalidade exclusiva que nós possuímos.
Para Aristóteles o ser humano buscava naturalmente a vida em comunidade como objetivo comum a todos, sendo assim, sua única opção era a cidade, onde todos através da natural harmonia cívica buscariam um bem comum. Já Hobbes defendia que a cidade era uma alternativa em meio a outras, na qual o ser humano buscava a vida em comunidade como modo mais fácil de atingir seu objetivo pessoal. Para Aristóteles os valores morais eram naturais do ser humano, caracterizando-o como naturalmente bom, racional e consequentemente harmônico; enquanto que para Hobbes os valores morais eram uma convenção dos seres humanos, seres naturalmente maus que utilizavam a racionalidade para viver em harmonia, que era a forma de cada um atingir seu objetivo próprio sem prejudicar os outros.
2. Diferencie as concepções de Aristóteles e Hobbes a respeito de algum regime político: Aristóteles acreditava na aristocracia, ou seja, os que deveriam governar um povo eram os mais virtuosos, um governo dos melhores, que segundo ele seria o melhor para o bem comum. Sendo a comunidade política aristocrata defendida, a principal, e reflexiva