Elétrica
EXPERIÊNCIA N.º 3 TRANSFORMADOR
ASSUNTO: Ensaios
PROF. ALCINDO ANTONIÁSSI
ALUNO(S): RA:
7º Semestre de Eng. Elétrica
ASSUNTO: TRANSFORMADOR MONOFÁSICO - ENSAIOS
1. OBJETIVO
Avaliar o comportamento do transformador através dos ensaios de circuito aberto e curto-circuito.
2. RESUMO TEÓRICO
O transformador é uma máquina estática de corrente alternada, que transforma uma tensão (corrente) dada, em outra desejada. Consiste, essencialmente, de 2 (dois) enrolamentos independentes sobre um núcleo de ferro laminado. O enrolamento primário é ligado à fonte de energia e o secundário à carga. O rendimento de um transformador é particularmente alto, pois a ausência de partes rotativas elimina as perdas mecânicas. A transformação da tensão é baseada na variação de fluxo. O mesmo quando varia, induz nos enrolamentos uma f.e.m. proporcional ao número de espiras e, para um transformador ideal, podemos escrever:
1a. Equação do Transformador Ideal, onde:
N 1 = N.º de Espiras do Primário
N 2 = N.º de Espiras do Secundário
E 2 = 4,44 . f . N2 . max ( V )
Fechado o circuito, passará pelo secundário uma corrente I 2 . Esta corrente produz o fluxo 2 que é anulado por 1 ( lei de Lenz ),
2a. Equação do Transformador Ideal
F.m . m 1 = F. m . m 2 ou I 1 N 1 = I 2 N 2
Diagrama de Blocos:
W E = WS + WAD + WA + WP
W p2 Perdas no Ferro ( Foucault, Histerese, Ruídos Mecânicos, etc)
Do Diagrama de Blocos constrói-se um Circuito Elétrico Equivalente, em T, que simula a operação da Unidade Transformadora:
E 1 / N 1 = E 2 / N2 N 1 I 1 = N 2 I 2 para o transformador ideal
Partindo-se do circuito equivalente, abaixo, e, efetuando-se os ensaios em circuito aberto e curto-circuito, determinam-se os parâmetros do circuito.
ENSAIO EM VAZIO:
As perdas ferro são facilmente determinadas pelo ensaio em vazio ( Fig.1). Aplicando-se ao primário ( BT ) a tensão nominal ( ajuste do