elétrica
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
FABRICIO OLIVEIRA RIBEIRO
JÔNATHAS GABRIEL R. SANTOS
RAPHAEL ROBERTO RIBEIRO SILVA
INDUTORES E CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA
FORMIGA
2014
FABRICIO OLIVEIRA RIBEIRO
JÔNATHAS GABRIEL R. SANTOS
RAPHAEL ROBERTO RIBEIRO SILVA
INDUTORES E CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA
Trabalho em grupo apresentado na disciplina de Física (Computação), no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga. Curso de Engenharia Elétrica.
Orientação: Prof. Rafael Vinicius Tayyete da Nobrega
FORMIGA – MG
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 INDUTORES
2.1 Conceito
O indutor é um dispositivo elétrico que é amplamente utilizado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de armazenar e fornecer determinadas quantidades de energia através de um campo magnético, também possui a função de impedir variações na corrente elétrica. Sua constituição é basicamente um fio condutor enrolado em forma helicoidal. Segundo Redondo e Líbero, 1995, ele pode ser enrolado de forma auto-sustentada ou sobre um determinado núcleo, por isso sua simbologia é semelhante a um fio enrolado. (figura 1)
Figura – Simbologia do Indutor
Fonte: ( REDONDO, Djalma M.; LÍBERO, V.L.)
2.1.1 Indutância
Quando ocorre a variação de corrente elétrica em um condutor, também ocorre variação do fluxo magnético. Com essas variações ocorre a indução de uma diferença de potencial em um circuito próximo ao condutor. Segundo Rodrigues, 2009, a tensão induzida é proporcional à razão de variação da corrente geradora do campo magnético com o tempo.
Essa constante de proporcionalidade é chamada indutância e é simbolizada pela letra L e sua unidade é Henry (H).
Dessa forma temos:
Logo, quando a corrente for constante, não há diferença de potencial entre os terminais do indutor, e ele se torna um condutor, ou seja, um