Elétrica
Verificação experimental da relação entre a resistência elétrica de um condutor e suas dimensões geométricas, construindo assim um gráfico da resistência do fio em relação ao seu comprimento.
3
Base tecnológica
Segunda lei de Ohm
Esta lei descreve as grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor, conforme cita seu enunciado:
A resistência de um condutor homogêneo de secção transversal constante é proporcional ao seu comprimento e da natureza do material de sua construção, e é inversamente proporcional à área de sua secção transversal. Em alguns materiais também depende de sua temperatura.
Sendo expressa por:
Onde:
ρ= resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura.
ℓ= largura do condutor
A= área da secção transversal.
Como a unidade de resistência elétrica é o ohm (Ω), então a unidade adotada pelo SI para a resistividade é:
4
Metodologia
Leis de OHM e Resistores
1 – Resistor Resistor é todo elemento que tem como função transformar energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é chamado de efeito Joule.Nos esquemas de circuitos os resistores são representados pelos símbolos abaixo.
2- 1ª Lei de OHM
Ohm verificou que a relação entre a tensão elétrica aplicada a um resistor e a intensidade de corrente elétrica que o percorria, era constante quando a temperatura era mantida constante. Esta relação foi chamada de resistência elétrica do resistor. A esses resistores que obedecem a 1ª lei de Ohm, chamamos resistores Ôhmicos.
5
3 - Gráfico do Resistor Ôhmico.
Como a relação entre a tensão e a intensidade de corrente elétrica éuma função de primeiro grau diretamente proporcional, a curva que arepresenta será uma reta crescente passando pela origem.
4 - 2ª Lei de OHM.
Ohm verificou através de inúmeros experimentos que a resistência