Elton Doc
1. Introdução
Fluxo de caixa nada mais é, do que o dinheiro que a empresa seja ela de grande ou médio porte, tem em caixa seja recebido ou gasto em suas despesas durante o período de tempo determinado por ela. Demonstrativo de fluxo de caixa serve para simulações de recursos e despesas previstas para um determinado período, facilitando decisões que possam vir ser tomadas pelo gestor. Lembrando ainda que uma projeção do fluxo de caixa é insubstituível para grande parte das instituições.
2. Desenvolvimento
O fluxo de caixa é um instrumento indispensável e extremamente essencial para a segurança e agilidade na tomada de decisões financeiras por parte da empresa a qual se aplica. Com ele teremos a certeza da real situação em que se encontra a empresa na área financeira, sabendo – se o momento exato das tomadas de decisões, com organização, coordenação e planejamento dos recursos financeiros do qual se dispõe a empresa no período previsto e analisado. Com o fluxo de caixa teremos mais seriedade e propriedade da decisão tomada, podendo assim prolongar a vida da empresa e para que ela tenha uma boa administração. Considerar um fluxo de caixa de uma empresa uma ferramenta gerencial não quer dizer que ela vá substituir a contabilidade e dos relatórios gerenciais por ela gerados. Portanto é totalmente o inverso, pois com os relatórios gerenciais gerados pela contabilidade conseguimos potencializar o fluxo de caixa e assim tornar as tomadas de decisões mais concretas.
O objetivo de um demonstrativo de fluxo de caixa deve ter como prioridade os recebimentos e pagamentos em termos de caixa, e sempre analisar as variações nos saldos e aplicação de caixa.
3. Conclusão
Concluímos que fluxo de caixa é uma ferramenta de controle que tem por objetivo auxiliar o gestor a tomar importantes decisões sobre a situação financeira da empresa. Será formado por um relatório gerencial que trará todas as informações da movimentação do dinheiro da