Elias, pp 13-34
O objecto da sociologia, processos humanos e sociais, relações sociais, estrutura e acção, sociedade.
No entendimento do sociólogo alemão Norbert Elias, para compreeendermos o objecto da sociologia, temos de nos distanciar de nós mesmos e de nos considerar seres humanos entre outros, a sociologia trata dos problemas da sociedade e a sociedade é formada por nós e pelos outros. A sociedade é inteiramente formada por indivíduos, cada uma dessas pessoas constitui um ego ou uma pessoa, sendo nós próprios um ser entre os outros, todos constituimos uma rede de indivídos.
Conceitos como famílias, escolas, cidades, estratos sociais ou estados referem-se a grupos de seres humanos interdependentes, a configurações específicas que as pessoas formam umas com as outras, estas pessoas constituem teias de interdependência ou configurações de muitos tipos.
Uma das tarefas fundamentais da sociologia é, segundo Elias, alargar a nossa compreensão dos processos humanos e sociais e adquirir uma base crescente de conhecimentos mais sólidos acerca desses processos.
Também nessa esfera as pessoas verificam que estão sujeitas a forças que as compelem, procuram compreeende-las e encontrar-lhes significado para que, com esse conhecimento as consigam amenizar, direcionar e controlar sendo esse o objectivo da sociologia, daí ser fundamental para o ensino da sociologia e para a sua prática de investigação, a aquisição de uma compreeesão geral dessas forças e um aumento de conhecimentos seguros das mesmas, através de campos especializados de investigação.
O que pretendemos conceptualizar como forças sociais, são de facto forças exercidas pelas pessoas, sobre outras pessoas e sobre elas próprias.
O facto das sociedades humanas serem constituidas por seres humanos, por nós próprios, leva a que esqueçamos muito facilmente que o seu desenvolvimento, estrutura e funções dos domínios fisico-químicos e