Introdução à Sociologia, Nobert Elias
Nobert Elias, com esta obra tem como objectivo estimular o pensamento a respeito das interconexões e estruturas construídas pelas pessoas. Este pretende dar algumas noções base do estudo da sociologia sobretudo como este se processa, quem o processa e qual é o objectivo, falando-nos sobre o surgimento da Sociologia como Ciência e ainda desmitificar o conceito de interdependência.
O autor expõe os seus argumentos segundo alguns conceitos como; família, escolas, estratos socias, interdependência, prática de investigação, necessidade causal, determinismo, leis científicas, linguagem e poder.
Numa primeira abordagem, Norbert explica que os sociólogos, na qualidade de indivíduos que integram a sociedade, têm de se distanciar de si mesmos e do Senso Comum, olhando externamente para a sociedade sem se esquecerem que fazem parte da mesma em simultâneo (p.13).
O que a sociologia tem por objectivo, segundo o autor, é resolver os problemas em sociedade. A relação de interdependência (figura 2 p.15) significa que a sociedade é um conjunto de estruturas complexas que necessitam de relações entre indivíduos numa perspectiva micro e entre nações numa perspectiva macro. Compete à sociologia a investigação mais pormenorizada das relações de grupos de pessoas interdependentes e não apenas indivíduos singulares e é necessário considerar os processos quotidianos e as relações que diariamente temos, assim como nós mesmo, objecto de estudo da sociologia (p.18).
A sociologia parte das ciências naturais e, havendo uma ruptura, nasce uma ciência reflexiva, com métodos de pesquisa diferentes dos das outras ciências e com um objecto de estudo muito complexo; o ser humano e as suas infinitas interacções (pp.19-20). A opressão que as estruturas socias exercem sobre nós, os indivíduos que a formamos, tem importância segundo o autor, pelo que, a sociologia tenta explicar as estruturas numa perspectiva