Eli Carlos Dal Pupo
A “PEDAGÓGICA” DE ENRIQUE DUSSEL
ELEMENTOS COMPARATIVOS COM PAULO FREIRE
MESTRADO EM FILOSOFIA
PUC/SP
SÃO PAULO
2005
ELI CARLOS DAL´PUPO
A “PEDAGÓGICA” DE ENRIQUE DUSSEL
ELEMENTOS COMPARATIVOS COM PAULO FREIRE
Dissertação apresentada à Banca Examinadora da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Filosofia sob a orientação do Prof. Doutor Benedito
Eliseu Leite Cintra.
MESTRADO EM FILOSOFIA
PUC/SP
SÃO PAULO
2005
COMISSÃO JULGADORA
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
Meu agradecimento ao Professor Doutor
Benedito Eliseu Leite Cintra pela dedicação com que me orientou neste trabalho. Meu carinho também pela sua família.
RESUMO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar a proposta de libertação contida na “Pedagógica” de Dussel e elementos comparativos de Freire.
Com efeito, a relação de dominação do “Eu” do centro sobre o “Outro” da periferia pode ser transformada a partir da atitude crítica do dominado desde a não aceitação das imposições do sistema. Um povo só consegue perceber-se oprimido se souber ver-se livre. Para isso, deve ter desenvolvido a capacidade crítica de ver o mundo que o cerca. Tanto em Dussel como em Freire há denúncia da opressão e anúncio da libertação.
Além disso, tanto um pensador quanto outro defende o princípio de que a via pela qual a libertação pode ser alcançada mais depressa é a pedagógica. Um povo que procura a libertação deve, acima de tudo, primar pela estima da cultura própria e pela sua capacidade crítica de ver o mundo.
O trabalho seguiu um caminho demonstrativo. Da teoria de Dussel para a sua prática, a “Pedagógica” com elementos da pedagogia de Freire que enriquecem a prática.
Enrique Dussel busca elementos da cultura helênica e semita para compreender melhor a identidade do povo latino-americano. Estas duas culturas servem de